Exposição

estacas

A partir de hoje, na sede do Banco de Portugal, na Rua do Comércio, 148, já é possível ver as famosas estacas sobre as quais está construída a Baixa Pombalina. A entrada é gratuita

As estacas sobre as quais o Marquês de Pombal fez reconstruir Lisboa após o terramoto de 1755 fazem parte da exposição (Re)Fundações de Lisboa e mostra esta parte da cidade, até agora oculta.

Apesar do bom estado de conservação das estacas que ocupam o centro da sala desta exposição, não haja dúvidas que faziam mesmo parte do sistema que desde o século XVIII suporta os edifícios da Baixa lisboeta. Feitas de pinho, ainda verde e ao qual não era retirada a resina, as estacas, as traves e longarinas formam uma espécie de grelha que constitui o tão falado sistema de estacaria – que para se conservar em boas condições até aos dias de hoje precisou apenas da água do rio.

Poderá ainda encontrar um desenho da estacaria à escala real e um vídeo que passa algumas das mais de 30 mil fotografias que documentam minuciosamente, primeiro as sondagens de diagnóstico (em 2008) e depois as escavações (entre abril de 2010 e março de 2011), que completam a exposição e que conta ainda com um programa de atividades que se estendem até ao final do ano.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.