Dia Mundial do Livro

cartaz_2016

Amanhã celebrar-se-á o Dia Mundial do Livro!

É comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros.

Várias iniciativas, debates, exposições irão acontecer pela cidade de Lisboa.

Desde quinta-feira  que o Museu Gulbenkian dedica “um olhar particular”  à obra de Cervantes, com os exemplares de “D. Quixote” da sua coleção, que ficam expostos até 14 de junho.

O museu acolhe ainda “Uma biblioteca humanista”, dedicada à coleção do filólogo José de Pina Martins (1920-2010), que reuniu “uma das mais valiosas bibliotecas particulares especializadas” em obras do Humanismo, com edições de Petrarca, Camões, Sá de Miranda, Dante, Erasmo ou Thomas More, entre outras, por vezes em versões originais, que podem ser vistas até 26 de maio.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai oferecer livros e organizar sessões de leitura para idosos e crianças, na sua biblioteca, em São Roque.

O responsável do Plano Nacional de Leitura, o poeta Fernando Pinto do Amaral, a coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares Manuela Pargana Silva e a representante da Fundação Gulbenkian Maria Helena Melim Borges protagonizam o debate no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.